Quais são as características de uma cortina metálica de enrolar?

O fechamento de acessos, de pedestres e veículos, ou mesmo a proteção de vitrines em lojas exigem soluções seguras e criativas. Uma delas é a utilização da cortina metálica de enrolar, também chamada de porta de enrolar ou porta de rolo. Esse equipamento costuma possuir uma série de características que devem ser observadas para uma escolha correta e, consequentemente, a instalação mais adequada.

O que é cortina metálica de enrolar?

A cortina metálica de enrolar é um equipamento destinado ao fechamento de vãos de passagem em edificações. É um tipo de porta, geralmente feita em aço galvanizado ou com perfis de alumínio, cuja abertura e fechamento se dá no sentido vertical, para cima e para baixo. Diferentemente de outros modelos, a porta de enrolar possui um eixo superior onde as folhas são enroladas em seu entorno, conforme a operação.

Quais os tipos de cortinas de enrolar que existem?

As cortinas de enrolar podem ser manuais, exigindo força humana para abrir e fechá-las; ou automáticas, caso em que um motor automatizador opera o conjunto. Elas ainda podem ter diversos tipos de fechamento com diferentes perfis metálicos. Os mais comuns são o meia-cana fechada, o transvision, furos oblongos e o tipo tijolinho. Cada um desses possui níveis de isolamento térmico e acústico variados e devem ser escolhidos de acordo com a necessidade específica.

Como a cortina de enrolar pode ser posicionada?

Quanto ao posicionamento, a cortina de enrolar pode ser instalada de 6 formas diferentes:

Cortina de enrolar dentro do vão e abaixo da viga: instalação geralmente usada nos casos em que não há colunas laterais sobressaltadas e existem vigas transversais.

Porta de enrolar dentro do vão e atrás da viga: em geral é utilizada em casos que não existem colunas laterais, mas há vigas horizontais com espaço suficiente para instalação atrás delas.

Porta de rolo atrás do vão e abaixo da viga: frequentemente usada em casos que as paredes possuem colunas laterais sobressaltadas e apresentam, também, vigas transversais.

Cortina metálica atrás do vão e atrás da viga: geralmente é utilizada nos casos que possuem colunas laterais sobressaltadas e existem vigas horizontais com espaço suficiente para instalação na parte de trás das mesmas.

Porta de rolagem em frente do vão e abaixo da viga: é usada, geralmente, em casos que existam vitrines que impeçam a instalação comum. A forma mais comum é posicionar a porta atrás das colunas laterais pelo lado externo da loja e há vigas transversais sobressaídas.

Porta de rolamento em frente do vão e atrás da viga: geralmente usada em casos que há vitrines que impedem a instalação comum. Em geral, a porta é colocada atrás das colunas laterais pelo lado externo da loja e existem vigas horizontais com espaço suficiente para instalação.

Em algumas situações, pode ser necessária a instalação de painéis ou caixas para acomodar e ocultar o rolo das portas. Nas áreas externas, sujeitas à ação da chuva, é recomendado fazer a proteção do automatizador para porta de enrolar.

Agora que você já sabe quais são as características de uma cortina metálica de enrolar, conte para gente o que você achou do artigo.

 

 

Posted in:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *