A porta de rolo automática pode apresentar ruídos por alguns motivos diferentes, sendo importante identificar o problema e corrigir.
Afinal, é um equipamento habitualmente silencioso. Ele ainda facilita o uso do imóvel, otimizando a abertura e fechamento no dia a dia.
Pensando em te ajudar, trouxemos os 5 principais motivos que causam ruídos nas portas. Bem como, citaremos algumas dicas de conservação para evitar o problema. Confira tudo a seguir.
5 motivos que originam ruídos na porta automática de rolo
Nós trouxemos os principais motivos que geram ruídos em sua porta de rolo automática. De modo que, possa identificar se um dos motivos está ocasionando ruído em sua porta. Assim, será possível corrigir o problema e evitar desgaste desnecessário em seu equipamento. Confira.
1. Acúmulo de sujeira na chapa da porta de rolo automática
Um dos principais fatores que ocasiona ruído em porta de rolo automática é o acúmulo de sujeira nas chapas da porta.
Tendo em vista que, a sujeira dificulta o rolamento da porta, ocasionando ruído durante a abertura e fechamento.
Mas a boa notícia é que o problema é fácil de resolver! O ideal é lavar as chapas com água, sabão neutro e esponja macia, secando após enxaguar com o uso de um pano macio.
Dessa forma, a higienização tira toda a poeira da superfície da porta sem causar nenhum tipo de dano ao equipamento. Afinal, as superfícies macias limpam sem arranhar.
Essa higienização deve ser feita periodicamente para garantir que a porta funcione perfeitamente sem nenhum tipo de dano.
O que é útil não só para garantir um uso facilitado, como também, para evitar que as peças sofram desgastes precoces.
Afinal, o acúmulo de sujeira deteriora o equipamento aos poucos. A periodicidade de limpeza ideal depende diretamente de onde o imóvel se encontra.
Locais que possuem muita maresia pedem por uma limpeza mais frequente, justamente para tirar a camada salina da parte superior da porta. Assim como imóveis em avenidas principais, por causa do acúmulo de poeira que acaba sendo mais rápido.
Já os imóveis residenciais em áreas com menos poeira podem requerer apenas uma limpeza a cada 3 meses.
2. Desgaste do rolamento do eixo
O rolamento do eixo é uma parte da porta que apresenta desgaste natural. Isso ocorre por causa do movimento de abertura e fechamento sendo constantemente executado.
O que faz com que seja importante ter bons profissionais na sua região entregando uma manutenção de qualidade para sua porta automática de rolo.
Tendo em vista que, o desgaste do rolamento do eixo sinaliza com barulho a necessidade de troca. Todavia, se o problema não for resolvido a abertura e fechamento ágeis ficam comprometidos.
Portanto, é necessário fazer a substituição da peça com um profissional qualificado. Só assim é possível ter o cuidado de oferecer uma manutenção eficiente.
Dessa forma, o funcionamento da porta de rolo automática voltará a acontecer sem que o ruído seja um incômodo no dia a dia.
Deixar de substituir as peças que apresentam danos ou desgastes naturais ocasiona comprometimento do funcionamento da porta. E no médio prazo, a porta poderá sofrer desgastes precoces. Isso acontece por forçar outras peças que estavam em perfeitas condições quando o rolamento continua sendo usado sem que apresente condições para tal.
O ideal é sempre averiguar como está a situação de sua porta automática de rolo. Tudo visando fazer a manutenção no momento mais adequado.
3. Falta de lubrificação
É importante perceber que a falta de lubrificação é um problema comum em porta automática de rolo. No entanto, a boa notícia é que o problema é muito fácil de resolver.
Basta adquirir o lubrificante indicado para sua porta e fazer a lubrificação mensal por conta própria. Dessa forma, o sistema funciona com eficiência, evitando que ruídos se tornem parte do dia a dia.
Além disso, a lubrificação é importante para que todos os componentes funcionem conforme o esperado. Evitando que ocorram danos e desgastes precoces por causa da falta de lubrificação do equipamento.