Apesar de uma porta de enrolar motorizada ser um produto de alta qualidade e tecnologia moderna, suas peças e componentes tendem a se desgastar com o passar do tempo. Especialmente nos casos em que o equipamento tem um alto fluxo de uso, é sempre recomendo algum tipo de manutenção, seja preventiva ou corretiva. Saiba mais!
Manutenção preventiva da porta de enrolar motorizada é a mais importante
A manutenção preventiva é aquela aplicada em portas de enrolar motorizadas que aparentemente estão funcionando bem, mas que ainda sim necessitam de cuidados. É um procedimento periódico que tem objetivo preservar o equipamento e evitar problemas.
A porta de enrolar motorizada funciona praticamente como um carro, que de tempos em tempos precisa de revisão nos principais itens para garantir o seu bom funcionamento. Essa manutenção previne danos de alto custo e até irreversíveis, em alguns casos.
Agindo de forma preventiva, o procedimento de revisão de uma porta de rolo motorizada costuma ser rápido, podendo ser executado em pouco tempo, no mesmo ato da vistoria pelo técnico responsável.
Itens a serem verificados na porta de aço de enrolar com motor
Na revisão de manutenção de porta de aço de enrolar com motor são verificados todos os componentes estruturais do equipamento, bem como a parte eletrônica, mecânica e acessórios. Além disso, testes são feitos de forma a verificar o funcionamento correto da porta.
Confira os itens verificados pelo técnico durante a vistoria:
- Lâminas de fechamento e estruturais;
- Guias laterais;
- Trava-lâminas;
- Soleira;
- Borrachas;
- Eixo de sustentação;
- Fechadura;
- Nobreak;
- Botoeira;
- Controle Remoto e central.
Muitas vezes, simples ajustes, lubrificação ou substituição de baterias em controles, por exemplo, são suficientes para resolver o problema da porta de aço de enrolar com motor. São serviços de baixo custo e ótimo benefício, pois devolvem seu equipamento ao funcionamento adequado.
Manutenção corretiva de porta de enrolar motorizada
Já a manutenção corretiva é aquela chamada de “emergencial”. Ou seja, necessária quando imprevistos ocorrem com sua porta de enrolar motorizada, como travamentos, fechamento sobre objetos ou colisões de veículos e a deixam inoperante.
No caso de motores de porta de enrolar, descargas elétricas podem danificá-lo permanentemente. Por isso, é preciso que o técnico avalie a situação a fim de dar o diagnóstico correto e, se for indispensável, efetuar a troca do equipamento.
Fique sempre atento, também, aos sinais de sua porta de enrolar motorizada. Anomalias no seu funcionamento quase sempre indicam a necessidade de manutenção corretiva a fim de retomar sua operação original.
Alguns sintomas de que sua porta de enrolar com motor pode estar com problemas:
- Vibrações;
- Trepidações;
- Emperramentos;
- Ruídos estranhos ou excessivos;
- Demora na abertura e/ou fechamento;
- Inoperância do controle remoto e/ou botoeira;
- Superaquecimento e/ou fumaça no motor;
- Lâminas amassadas e/ou quebradas.
Caso a porta de enrolar motorizada apresente qualquer anormalidade ou problema, entre em contato com a Guaruportas para marcar um serviço de manutenção e tenha um melhor desempenho do seu equipamento.