Porta de enrolar horizontal: você sabe como ela funciona?

Você já ouviu falar de porta de enrolar horizontal? A maior parte das portas de rolo que vemos funciona na vertical, ou seja, são instaladas acima do vão de passagem e são enroladas verticalmente quando acionadas para abrir. Porém, o modelo em questão funciona de forma diferente, apesar de ter muitas semelhanças com o tradicional portão vertical.

Funcionamento da porta de enrolar horizontal

Ao contrário das portas de enrolar metálicas, com funcionamento vertical, na prática, a porta de enrolar horizontal não é comum no Brasil. Ela é encontrada no exterior, especialmente em países como Alemanha, Áustria, Espanha e outros da Europa.

Fabricada principalmente em PVC e polímeros, a porta de enrolar horizontal é um modelo leve que é aplicado na indústria, em armazéns, depósitos e hangares para a separação de ambientes internos. Uma de suas principais características é a rapidez na abertura e fechamento.

Por seus atributos de alto fluxo e utilidades fabris, a porta de enrolar horizontal é automática e costuma ser equipada com sensores de presença e movimento. Assim, trabalhadores e veículos que se aproximam da porta podem passar sem a necessidade de acionar botoeiras ou controles.

Por ser muito leve, tal como uma cortina, este tipo de porta opera com grande agilidade, sendo possível encontrar versões que abrem e fecham em intervalos de tempos de 3 a 5 segundos.

As portas de enrolar horizontais não possuem guias como as portas verticais. Elas trabalham com um sistema de trilho superior, onde um “braço” de metal corre tracionando sua estrutura. As soleiras se dividem em duas, passam a delimitar o final da porta e se unem quando o equipamento é fechado.

Para evitar barulho e atrito, borrachas são acopladas nas soleiras e servem como isolante no momento em que as portas de rolo verticais são fechadas.

Porta de enrolar automática: Opção à porta de enrolar horizontal

No Brasil, o mais comum e a utilização de portas de rolo verticais automáticas. Elas podem ser mais leves e finas, nesse caso, usadas apenas para separação de áreas internas, ou mais robustas, fabricadas em metais como aço ou alumínio.

A porta de enrolar automática é o modelo mais usado por comerciantes, pois oferece ao proprietário maior segurança, praticidade ao ser operada, ocupa pouco espaço quando aberta, além de poder ser montada na parte interna de uma construção (por exemplo: dentro de um shopping) ou externa (direto na rua), sempre com alta durabilidade.

Apesar de não ser usual, é possível instalar nossas portas de enrolar automáticas na horizontal. Nessa situação, podemos dispor de dois rolos no vão de passagem, um de cada lado, ou trabalhamos com apenas um, do lado direito ou esquerdo.

O fundamental na montagem horizontal é embutir no piso a guia que, na versão vertical, seria lateral. Dessa forma, ela permitirá a passagem sem risco de acidentes ou danos no funcionamento do equipamento.

Interessante? Então, se quiser saber mais sobre a montagem de portas de enrolar na horizontal, fale com nossos consultores.

 

Posted in:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *