Porta de enrolar galvanizada: saiba mais sobre o material

Presente em comércios dos mais diversos segmentos, a porta de enrolar galvanizada é uma ótima escolha. Unindo proteção contra oxidação e custo acessível, ela tem a opção de ser automatizada, o que proporciona facilidade durante a rotina de comerciantes e funcionários, através de um sistema de acionamento por controle remoto prático e simples.

Como é feito perfil de aço galvanizado?

Um perfil de aço galvanizado passa por um processo chamado galvanização, ou seja, nesse processo o metal é revestido com uma camada bem fina de zinco, que serve para impedir a corrosão. O zinco é aplicado de duas formas: através de um banho de imersão quente ou através da eletrogalvanização.

O zinco tem a característica de oxidar mais rápido que o aço. Assim, se em uma chapa de aço galvanizado ocorrer uma rachadura, deixando o aço exposto, o zinco irá oxidar mais rápido que o aço. Então, enquanto houver zinco, o aço não será oxidado.

O restante do processo de confecção dos perfis é similar para qualquer metal. Uma máquina perfiladeira é responsável pela conformação do perfil, que depois pode ser estampado, cortado e montado em rolos para compor as portas de enrolar.

Resistência da Porta de enrolar galvanizada

A resistência da porta de enrolar galvanizada varia de acordo com a espessura da chapa. Geralmente ela pode ser fabricada em versões de 0,50 a 0,95mm (chapa 26 a 20). O peso kg/m² vai de 4, na mais fina, a 7,6, na mais grossa.

As chapas 22 e 20 são as mais indicadas contra arrombamentos e colisões. Sendo assim, são ideais para lojas em ruas e galpões. Já a chapa 26 e 24 devem ser usadas somente como divisões de ambientes em indústrias ou em lojas de shopping.

Todas possuem proteção contra ferrugem e costumam ter garantia total, apresentando durabilidade de muitos anos independente da aplicação. A experiência nos mostra que uma porta de enrolar galvanizada pode durar até 25 anos.

Características do material para porta de enrolar galvanizada

Em comparação ao ferro, o aço galvanizado é muito mais resistente à ferrugem. Devido à sua resistência à corrosão ele é muito utilizado nas portas de enrolar que possam ter contato com água, situação comum no comércio de rua.

O aço galvanizado é uma boa opção para as portas de rolo, no entanto, embora ele seja resistente à água e aos efeitos corrosivos, se o material sofrer exposição à água salgada a camada de zinco desaparece e a oxidação pode ocorrer.

Caso saiba que a porta poderá ter contato com água salgada, ao contrário de usar um material para porta de enrolar galvanizada o mais recomendado é uso do alumínio. Uma porta de enrolar automática de alumínio possui maior resistência à salinidade do que uma galvanizada, porém o custo da mesma é maior.

Como você viu, uma porta de enrolar galvanizada é uma alternativa muito vantajosa para o seu comércio ou indústria, tanto no que diz respeito a elementos de segurança quanto à durabilidade. Para não erra, basta adquiri-la em uma empresa de confiança e excelência, como a Guaruportas!

 

Posted in:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *