Porta de enrolar fazendo barulho? Saiba o que pode resolver!

Não tem coisa que incomode mais em um portão do que o barulho. Além de ser desagradável para o proprietário, os ruídos em excesso podem atrapalhar até o sono de seus vizinhos, sendo um terrível incômodo para a vizinhança.

O barulho é um sinal de alerta. Quando você identificar algum barulho diferente ao acionar a sua porta de enrolar é sinal de que, se não verificado, ela pode até parar de funcionar, travar o motor ou ter outros problemas. Por isso, veja o que trazemos nesse artigo sobre porta de enrolar fazendo barulho e o que pode te ajudar nesse caso.

Por que acontece da porta de enrolar fazer barulho?

Um dos grandes segredos para que todo tipo de sistema ou equipamento dure por muito mais tempo é fazer a manutenção de forma periódica e com as portas de enrolar automáticas não é diferente.

Há diversos motivos pelos quais o portão de rolo pode fazer barulho. É claro que muitas vezes será preciso chamar um profissional para identificar qual é realmente o problema, mas em alguns casos é possível minimizar o ruído com ações simples. Além disso, saber o que pode ser evita que você seja enganado.

Para te ajudar, elaboramos uma lista com alguns dos principais motivos de porta de enrolar fazendo barulho:

  • Problemas na instalação: Quando os procedimentos básicos da instalação da porta de enrolar não são seguidos corretamente, pode haver problemas de alinhamento que geram ruídos. Os problemas podem envolver o alinhamento da testeira, o corte das lâminas, a compatibilidade dos eixos com o peso da porta, entre outros.
  • Falta de graxa nas guias laterais das portas de enrolar automáticas: este pode ser um dos motivos pelos quais o equipamento faça um ruído quando ativado para enrolar, trazendo muito incômodo a você, seus clientes ou familiares. Para evitar a necessidade de lubrificação, você pode optar por guias em PVC, que são autolubrificadas.
  • Motor sem lubrificação: Da mesma forma que as guias, o motor de porta de enrolar também precisa receber lubrificação adequada periodicamente para funcionar bem. A falta do lubrificante por gerar barulho.
  • Estator do motor da porta em curto: Quando componentes internos começam a entrar em curto é comum que surjam barulhos estranhos e em casos extremos, isso pode levar ao travamento ou queima de seu circuito.
  • Trava-lâminas desgastadas ou danificadas: Se as trava-lâminas se desgastam, as lâminas se desalinham e, com isso, podem fazer barulho ao se enrolarem. Basta trocá-las para resolver o problema.
  • Danificação por oxidação do perfil: Apesar da maioria das portas de enrolar serem protegidas da corrosão por algum tipo de processo como galvanização ou anodização, pode acontecer do perfil oxidar. É preciso verificar o nível do dano para avaliar se existe possibilidade de recuperação.
  • Dano ao eixo que sustenta o portão: Embora raro, isso é possível que ocorra em alguns casos. É preciso observar as condições do requadro e do reboco, pois às vezes o eixo pode até entortar com peso excessivo em apenas um dos lados.

Para evitar problemas com barulho em sua porta de enrolar automática e outros inconvenientes como quebra, travamento ou até acidentes, sempre escolha materiais de qualidade e empresas de referência para a instalação de seu equipamento.

Na dúvida, consulte a Guaruportas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *