Motor para portão automático: saiba qual é o melhor para rolo!

Sabia que motor para portão automático não é tudo a mesma coisa? Escolher um bom motor faz toda a diferença no custo de manutenção e na praticidade de uso no dia a dia.

Entretanto, a maior parte das pessoas desconhece que existem diferentes tipos de motores e que, cada tipo é indicado para um portão específico.

Nós trouxemos algumas informações importantes para te ajudar a tomar a melhor decisão para seu imóvel, garantindo um bom motor para abertura e fechamento eficazes.

Tipos de motor para portão automático 

Atualmente, o mercado trabalho com 3 tipos principais de motores, sendo os dois primeiros os mais comuns no dia a dia. São eles:

1. Motor deslizante

É o modelo mais convencional usado em residências, ele desliza o portão para o lado, possibilitando a abertura com eficiência.

Esse modelo é um dos mais acessíveis do ponto de vista financeiro e requer algum espaço no imóvel para sua instalação.

2. Motor basculante

O motor basculante é um modelo indicado para rolo, possibilitando que o portão de garagem, por exemplo, se enrole completamente para abrir a garagem.

Geralmente o motor basculante requer um portão mais leve, para que o funcionamento seja perfeito. Possibilitando a abertura e fechamento sem ocasionar esforço excessivo de seu motor.

Saber o peso de seu portão será essencial nesse caso para a escolha de um motor que seja compatível com o portão e ofereça abertura e fechamento sem erros no processo.

3.  Pivotante

O modelo mais incomum é o pivotante, que permite que o portão se abra em duas partes simultaneamente, cada um para um lado.

Esse modelo é incomum por demandar bastante espaço, sendo instalado dois motores, um de cada lado para que cada motor abra uma das folhas do portão.

Potência do motor para portão automático 

Além de escolher o tipo certo, que no caso da porta de rolo é o motor basculante, é preciso analisar a potência do equipamento.

Sempre tendo como objetivo que o motor para portão automático seja adequado ao peso do portão. Possibilitando a abertura e fechamento com agilidade para garantir a máxima segurança de todos.

Para escolher a potência correta, é preciso analisar e considerar o peso do portão. De modo que, a potência seja suficiente para abrir e fechar repetidas vezes.

Comprar um motor com menor capacidade que a necessária pode ocasionar o aumento da necessidade de manutenções na peça.

A dica é procurar por motores que tenham RPM (rotação por minuto) mais altos, quanto maior é esse número, maior tende a ser a velocidade com que o portão abre e fecha.

E obviamente, isso é importante para a segurança do imóvel e de seus usuários. Comprar um motor para portão automático que é lento demais expõe o local a riscos desnecessários.

O seu motor também precisa ter uma boa proteção contra efeitos do sol e da chuva, para que a peça seja durável a longo prazo.

Está em busca do melhor motor para portão automático para seu projeto? Conte com a Guaruportas! Nossa equipe cuida do seu projeto, ajudando ao indicar um motor compatível com sua necessidade atual.

 

Posted in:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *