Existem diferentes modelos de portões disponíveis no mercado. Por isso, é interessante saber quais são os modelos mais usados atualmente.
De modo que, possa compreender mais detalhes sobre os portões de enrolar. Assim, você poderá entender como o modelo influencia a usabilidade do portão no ambiente.
Afinal, cada imóvel tem uma necessidade única e é importante fazer a análise de qual é o modelo de portão que vai suprir a demanda.
Confira tudo a seguir e esclareça suas dúvidas.
Ranking dos modelos de portões de enrolar mais usados
Cada modelo de portão de enrolar é ideal para uma determinada demanda. Por isso, é interessante compreender não só quais são os mais vendidos, como também, os diferenciais do modelo, confira:
1. Fechado/ liso meia cana
O portão de enrolar fechado é talvez o modelo mais conhecido no mercado. Amplamente usado em imóveis comerciais, é uma opção que oferece vedação total do espaço.
Por isso, é a opção mais procurada para imóveis de rua. Isso, pois, eles precisam de máxima segurança quando o assunto é fechamento com portão.
Além disso, o portão dá maior privacidade, por garantir que não seja possível visualizar os espaços internos a partir da rua.
Com o fechamento total, é preciso pensar em medidas de iluminação e controle de temperatura do espaço. Tendo em vista que, o portão funciona como um meio de vedar a entrada de luz e vento natural.
Portanto, é importante recorrer ao uso de mecanismos como iluminação artificial e ventiladores. Isso vai permitir que o ambiente se mantenha agradável para uso após a instalação do portão.
2. Transvision
A segunda opção mais vendida na nossa lista de modelos de portões, é justamente o transvision. Esse é um portão frequentemente usado em lojas de shoppings e galerias. O intuito é o de permitir a visualização do interior da loja mesmo quando a loja está fechada.
Afinal, existe circulação de pessoas no local mesmo quando algumas lojas estão fechadas. Além disso, existe a proteção da vitrine e também dos profissionais que fazem a proteção do local.
O modelo transvision permite a entrada de ventilação e luz natural. Por isso, contribui para que o imóvel seja mais confortável de usar no dia a dia.
No entanto, justamente por não ser tão fechado quanto o modelo anterior, é uma opção menos segura. Portanto, não é um dos modelos de portões de enrolar recomendados para empresas que ficam na rua sem nenhum outro tipo de proteção.
No uso em casa, geralmente o portão transvision é uma opção para dividir ambientes e quando há mais de um portão, por exemplo. Dessa forma, é usado o modelo fechado na rua fechando o muro, e o transvision para isolar a garagem, por exemplo.
3. Furos oblongos
O portão de furos oblongos é uma outra possibilidade dos modelos de portões para usar em imóveis que buscam segurança. Bem como, manutenção da ventilação e iluminação natural e boa visibilidade entre o ambiente interno e externo, mesmo quando o portão está fechado.
Portanto, é interessante aproveitar o modelo quando o ambiente tem a necessidade de ventilação. Assim como, quando não há problema em ter visibilidade do espaço interno quando o portão está fechado.
Os furos oblongos oferecem boa resistência mecânica, evitando tentativas de invasão. No entanto, nenhum portão com furos é tão resistente quanto o portão totalmente fechado.
Por isso mesmo, quem tem um imóvel em área de maior risco precisa avaliar qual é o modelo ideal. O ideal é que a escolha dos portões de enrolar sempre priorize a segurança do imóvel.
4. Tijolinho
O último modelo entre os mais vendidos é o tijolinho. Ele leva esse nome por parecer visualmente com uma parede de tijolos expostos.
Mais aberto, é um tipo de portão que não oferece a máxima segurança possível. Por isso, naturalmente, é indicado utilizar em subdivisões do espaço. Bem como, em locais que tenham segurança adicional de vitrines ou vigias que possam fornecer proteção.
O modelo possibilita uma boa circulação de vento, contribuindo para que o imóvel seja agradável para o uso diário. A iluminação natural também é favorecida pela escolha do modelo, facilitando o uso do espaço no cotidiano.
Portões de enrolar automatizados: a melhor opção para a praticidade diária
Seja qual for o modelo de portões de enrolar escolhido para seu imóvel, é interessante observar que, ao automatizar o portão, o imóvel fica mais prático de abrir e fechar. O que também acaba impactando diretamente na segurança do local.
Afinal, se a abertura e fechamento é mais rápida, é natural que existam poucas chances para uma ação criminosa.
Além disso, é útil perceber que o imóvel terá um custo menor de manutenção do portão de enrolar quando ele é automatizado. Tendo em vista que, a abertura e fechamento automatizado evita que a porta saia do eixo, ocasionando menos problemas.
Dessa forma, é possível reduzir os custos no longo prazo. Dessa forma, há uma manutenção facilitada que consiste em apenas limpar e lubrificar a porta.
Portanto, mesmo tendo um custo mais elevado para instalar um portão automatizado, é possível ter um resultado muito positivo no longo prazo com a automatização. Contribuindo para que se tenha segurança, economia e uma ótima relação entre o custo e o benefício do investimento realizado na aquisição do modelo ideal de portão para sua propriedade.
Cada imóvel deve ser fechado com um portão que seja apropriado para sua necessidade. Sempre considerando a demanda de segurança, ventilação e todos os detalhes pertinentes.
Guaruportas: especialista em portões de enrolar
A Guaruportas é especialista em portões de enrolar. A empresa fabrica peças de todos os modelos para se adaptar perfeitamente ao seu ambiente.
Além de fabricar o portão de enrolar, nossa empresa também é responsável por fabricar motores e todos os demais acessórios úteis para o seu projeto.
Dessa forma, conseguimos entregar a máxima eficiência para que a aquisição de seu portão garanta o fechamento eficiente do imóvel, seja ele comercial ou residencial.
Entre em contato conosco, tenha um profissional confirmando as medidas de seu espaço e obtenha um orçamento justo para seu projeto.