Como ter uma porta rápida de enrolar para casas ou empresas?

O sonho da maioria das pessoas, quando falamos de portas de enrolar, é ter um equipamento rápido, que abra e feche em curto espaço de tempo. Sem dúvida, é muito confortável e seguro poder contar com a rapidez de um sistema automatizado. Mas, muitas vezes, depois da instalação ou com o passar do tempo, percebemos que o funcionamento é (ou fica) bem mais lento do que gostaríamos. Por que isso acontece? Então, veja como ter uma porta rápida de enrolar, sem segredos.

Porta de enrolar com motor: funcionamento normal ou mais rápido

Uma porta de enrolar com motor normal tem seu ciclo de abertura e fechamento entre 30 a 45 segundos. Equipamentos mais avançados proporcionam que a porta abra entre 20 a 25 segundos, o que é ideal para residências e empresas, que necessitam de abertura e fechamento rápido por questões de segurança.

Os portões de enrolar para garagem rápidos e seguros auxiliam na entrada e saída de áreas de estacionamento de bancos, hotéis, escritórios e outras instituições públicas e particulares. Atualmente já existem portas com tecnologia de última geração que permitem abertura de até 3 metros por segundo e fechamento de até 1 m/s.

Porta de enrolar automática mais rápida

Existem alguns fatores que influenciam na velocidade de operação de uma porta de enrolar automática. Os mais importantes são: o peso do conjunto e o motor elétrico para porta de enrolar. Um deve ser compatível com outro, caso contrário, podem surgir diversos problemas que se refletem no funcionamento do equipamento.

Peso X Motor para porta de enrolar

Quanto mais pesada a porta, maior deve ser a potência do motor para porta de enrolar. Por isso, os modelos de aço com perfis inteiriços, como a meia cana fechada, ou mesmo a microperfurada (transvision) exigem motores mais potentes. Já os estilos de porta de enrolar tipo grade (tijolinho) e as portas com chapas de furos oblongos são mais leves, permitindo o uso de motores mais simples.

Da mesma forma, uma porta de enrolar em alumínio costuma ser mais leve que uma porta de enrolar de aço. Por esse motivo, o modelo possibilita uma automatização mais eficiente, com a utilização de motores mais rápidos e de funcionamento mais suave.

Vida útil e eficiência da porta rápida de enrolar

Um dos maiores segredos para que todo tipo de porta rápida de enrolar dure por muito mais tempo e continue apresentando a mesma velocidade de operação é justamente fazer a manutenção de forma correta. Para o bom funcionamento é preciso que as molas estejam bem reguladas. É necessário, ainda, que as guias laterais sejam bem lubrificadas, periodicamente.

Escolha da porta de rolo rápida e do kit para porta de enrolar automática

Para ter uma porta de rolo rápida é necessário que o kit para porta de enrolar automática seja adequado ao modelo. Existem motores que suportam diversos pesos totais e diferentes ciclos de abertura e fechamento. É preciso escolher o que melhor atende à sua necessidade. Lembre-se, também, de optar por um aparelho certificado pelo INMETRO. Dessa forma, o funcionamento será garantido por muito mais tempo.

Ainda não sabe como ter uma porta rápida de enrolar para casas ou empresas? Nós podemos te ajudar? Entre em contato ou deixe seu comentário abaixo.

 

 

Posted in:

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *