Como abrir porta de rolo de forma prática e sem esforço?

Uma porta de rolo ou porta de enrolar, como também é chamada, garante muita segurança e proteção aos estabelecimentos comerciais ou residências. Ela pode ser mais simples (manual) ou mais avançada (automática), o que influencia na sua forma de abertura e fechamento. Para o seu dia-a-dia, é importante saber como abrir porta de rolo de forma correta e, assim, garantir a vida útil desse equipamento.

Como funciona porta de enrolar?

Uma porta de enrolar funciona com um sistema de flexibilidade através de dobras no material (perfil) que correm em trilhos ou guias de baixo para cima e vice-versa numa operação chamada basculante. As portas de enrolar, apesar de serem feitas em aço ou alumínio, não possuem peso a ponto de atrapalhar sua subida, havendo facilidade ao levantar sua folha e com uma fixação bem firme na parte superior para evitar problemas com quedas.

Existem modelos que proporcionam mais conforto na hora de abrir ou fechar do que outros. Uma porta de rolo automática, por exemplo, é muito mais prática do que uma porta de rolo manual, apesar de as duas serem muito seguras. O motivo para isso é simples: enquanto uma só consegue ser aberta através do movimento humano, a outra é levantada por um motor.

Abertura de porta de rolo manual

Para abrir uma porta de rolo manual, em primeiro lugar, é preciso verificar a fechadura, já que ela, em geral, possui esse tipo de sistema de travamento. Depois de abrir o cadeado, ou destravar qualquer outro dispositivo, devemos efetuar a abertura da porta segurando, com as duas mãos na parte inferior, mais próxima do piso.

Deve-se observar a dimensão da porta de rolo e buscar o ponto mais central de forma a distribuir a força que será aplicada. Então, basta puxar a folha para cima. Quando ela chegar mais ou menos na altura do peito é possível empurrá-la para que se acomode na parte de cima e fique travada.

As portas de enrolar manuais devem passar por vistoria e manutenção regularmente para ser verificado se a porta não está sofrendo oxidação, se não existem amassados nas dobras, não há aberturas como frestas ou se houve deslocamento dos trilhos que levantam a porta. Qualquer problema como esses podem afetar a abertura, exigindo maior esforço ou mesmo impossibilitando sua operação.

Operação da porta de rolo automática

Abrir porta de rolo automática é muito mais simples do que um modelo manual. O equipamento pode ser operado através de uma botoeira ou por controle remoto. Isso é possível pois existe um motor instalado que efetua a abertura e fechamento da folha, de forma fácil e rápida.

A botoeira para porta de enrolar, geralmente, é instalada na parte interna do imóvel e é ligada através de fios ao motor. Possui dois ou três botões, cujas funções são abrir, fechar ou parar a porta. Já o controle remoto para porta de enrolar permite a operação à distância, tanto do lado de dentro como do lado de fora da edificação. Basta aperta o botão para abrir ou fechá-la.

Em caso de falta de energia é possível abrir e fechar a porta de rolo de forma manual. Isso acontece através de um recurso chamado talha manual, que é uma corrente acoplada ao motor. É interessante ressaltar que a porta de rolo com motor, em geral, exige menos manutenção nos componentes (guias, trilhos, lâminas, etc), pois sua operação é mais balanceada do que a manual.

Viu como é fácil abrir porta de rolo? Se você está enfrentando algum problema ou quer saber mais sobre esse equipamento, deixe seu comentário abaixo.

 

 

Posted in:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *